top of page

Conheça o processo criativo da ilustração “Os olhos”, de Rosalie Galloy Sanches

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Inspirada no conto “Os olhos”, de Rosalie Galloy Sanches, criei essa ilustração que representa algo fascinante e com múltiplas leituras. Trazendo uma perspectiva de dentro e de fora de nós, usei como elemento a mandala e seus significados para ilustrar a ideia de que habitamos vários mundos.


A mandala dentro do olhar da personagem representa os três níveis de consciência, assim como nos estudos de Carl Jung para explicar a psiquê humana. No centro da figura, a self, elemento da modernidade e conectividade que expressa a essência do ser, do qual tudo converge e irradia, desnudando nosso lado inconsciente, tanto individual, coletivo e até mesmo o espiritual.


Para compor a ilustração utilizei a técnica da monotipia com giz pastel seco, que além de altamente artesanal, permite obter apenas uma única cópia da imagem. Ao todo, para se obter o resultado final, são usadas duas camadas de papel, prensa e tinta tipográfica. A imagem deve ser trabalhada na ordem invertida e seu ponto de partida é sempre uma mancha de tinta.


No processo de estudo da técnica, tive como referência a obra do pintor e gravurista francês, Edgar Degas, conhecido por seus tons pastéis e por ter sido um dos principais entusiastas da monotipia.


Esta ilustração fiz para o Projeto Travessias, que te convido a conhecer acessando a página @travessias_incontros. Lá você pode saber um pouco mais sobre esse clube de assinatura literária incrível que, a cada mês, nos leva a imersões por novas trilhas culturais. Além de textos, a experiência é guiada também por meio de playlists, ilustrações e sugestões de vinhos.


Com o clube, que surgiu com o intuito de diminuir a distância entre os interessados pelo cuidado com a saúde mental, autoconhecimento e também pela cultura, livros e vinhos, você faz uma trilha por uma paisagem nova que proporciona reflexão e crescimento.


Tenho certeza de que você vai conhecer e se apaixonar. Depois me conta como foi a experiência, vamos nos inspirar!








4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page