top of page

Ilustração "O Reencontro" inspirada no conto do autor Igor Galante

Para quem ama o tempo tem diferentes pesos e medidas. E a espera por um sinal de amor é o plano de fundo do conto O Reencontro, que inspirou essa ilustração.


No enredo, o autor Igor Galante mostra de forma envolvente as particularidades e emoções de Chico e Ceci, personagens que nutrem um pelo outro sentimentos de diferentes pesos e origens. Ela, vendo nele apenas mais um amigo e ele, nutrindo um sentimento ainda maior, alimentado pelas afinidades.


Com seu olhar intenso e distante de quase autoproteção, retrato Ceci no parque onde se passa o reencontro. Vendo-a como uma Capitu, Chico não conseguia ter certeza dos sentimentos dela e, muitas vezes, creditava a ela desejos inexistentes ou ambíguos, nos provocando, assim, a ter inúmeras leituras desse reencontro.

Para compor a ilustração utilizei a técnica da monotipia com giz pastel seco. Para esse projeto, adaptei a técnica, excluindo a necessidade de duas camadas de papel, desenhando direto na placa de cobre, para posteriormente passar o desenho pela prensa. Finalizei com o desenho em giz pastel, em uma área reservada previamente para a ilustração.


No processo de estudo da técnica, tive como referência a obra do pintor e gravurista francês, Edgar Degas, conhecido por seus tons pastéis e por ter sido um dos principais entusiastas da monotipia.


Esta ilustração fiz para o Projeto Travessias, que te convido a conhecer acessando a página @travessias_incontros. Lá você pode saber um pouco mais sobre esse clube de assinatura literária incrível que, a cada mês, nos leva a imersões por novas trilhas culturais. Além de textos, a experiência é guiada também por meio de playlists, ilustrações e sugestões de vinhos.


Com o clube, que surgiu com o intuito de diminuir a distância entre os interessados pelo cuidado com a saúde mental, autoconhecimento e também pela cultura, livros e vinhos, você faz uma trilha por uma paisagem nova que proporciona reflexão e crescimento.







9 visualizações0 comentário
bottom of page