top of page

Making Of coleção ”Pratos de poesia”

A coleção "Pratos de Poesia" foi pensada com o propósito de levar alegria e poesia para os espaços do nosso cotidiano. E para nortear essa coleção, escolhi os versos do poeta Paulo Leminski, pelo qual tenho grande admiração desde os anos 90, quando foi lançada a Agenda da Tribo.


Sua simplicidade, seu texto leve, direto e a forma como fala do cotidiano, tema que tanto gosto, me fizeram escolher Leminski como centro desse projeto que resgata a essência vintage, aquele sentimento nostálgico de casa de vó que tão bem conversam com a modernidade dos espaços.


Por isso, trago um pouquinho de como foi o processo de criação dessa coleção que é uma composta por 5 peças de porcelana pintadas à mão, que são uma interpretação visual da obra do poeta.


A intenção de usar a obra de Leminski em um projeto já existia desde o lançamento do livro organizado pelas filhas do autor. E em março de 2020, participei da oficina “Desenho de Modelo Vivo: Mulheres Artistas Brasileiras”, da artista visual Márcia Porto, em Rio Preto.



Os primeiros estudos para a coleção "Pratos e Poesia" foram iniciados nessa oficina que trazia na pauta as artistas Lygia Clark, Cacilda Becker, Nara Leão e Carolina Maria de Jesus, interpretadas, respectivamente, por Sylvia Santini, Fabiana Pezzotti, Bruna Venancio e Anna Claudia Magalhães.



A modelo que ilustra o prato "Acaso é lugar" se chama Bruna Venâncio e representou a cantora Nara Leão. Tive a Anna Magalhães como modelo da ilustração do prato “Depois de ontem”, que, a princípio, representava a escritora Carolina Maria de Jesus. Após refinar os vários desenhos que fiz da Anna, comecei a pesquisar processos de produção.



Foi quando conheci um material que, quando impresso, vira um decalque que pode ser aplicado nas superfícies, nesse caso, apliquei nos pratos.


Para a criação dos pratos, antes de aplicar o decalque do desenho, é feita a base dourada e amarela que é levada ao forno para a primeira queima, um processo totalmente manual e que confere exclusividade a cada peça. Em seguida, é aplicado o decalque e as letras, escolhidas após estudo tipográfico e por fim, o prato é levado ao forno mais uma vez.


Se você ainda não conhece a série completa, clique aqui e escolha aquele que mais encanta os olhos. ❤













8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page