Processo criativo da ilustração “Viva Maria: a mais bonita!”

“Viva Maria: a mais bonita!” é o conto que inspira essa ilustração feita para o Projeto Travessias. O texto, de autoria de Luana Passos, é uma história sensível, delicada e profunda que relata o momento de transição de uma menina para a vida adulta, da conflituosa aceitação em se tornar mulher, do despertar novos desejos e necessidades. Assim como no prazer e gratidão por tudo que está sendo vivenciado por ela. O conto foi premiado pela Antologia Mulheres das Ervas com o Prêmio Escritas Negras.


Para compor a ilustração utilizei a técnica da monotipia com giz pastel seco, fazendo algumas adaptações. Diferente da técnica original, utilizei para essa ilustração apenas um papel, fiz a ilustração direto na placa de cobre, depois passei pela prensa, finalizando com o desenho com giz pastel seco na área que já deixei reservada no início do processo de criação.



Agora que você sabe um pouquinho dos bastidores dessa ilustração, te convido a conhecer a página do projeto @travessias_incontros. Lá você pode saber um pouco mais sobre esse clube de assinatura literária incrível que, a cada mês, nos leva a imersões por novas trilhas culturais. Além de textos, a experiência é guiada também por meio de playlists, ilustrações e sugestões de vinhos.


O Travessias surgiu com o intuito de diminuir a distância entre os interessados pelo cuidado com a saúde mental, autoconhecimento e também pela cultura, livros e vinhos. Com o clube, você faz uma trilha por uma paisagem nova que proporciona reflexão e crescimento.







1 visualização0 comentário