top of page

2020

Pratos de Poesia

Uma das séries às quais tenho mais carinho é "Pratos de Poesia". A mistura de poesia, linguagem verbal e visual para expressar, contextualizar e concretizar palavras e sentidos é um processo fascinante que deu origem a esses belos pratos decorativos.

 

A coleção é composta por cinco peças de porcelana pintadas à mão e representa visualmente a obra do poeta Paulo Leminski, um importante ícone do mundo adolescente nos anos 90. Além de serem versáteis, os pratos mesclam o moderno com as raízes vintage desse objeto, que ultrapassou as fronteiras dos ambientes, trazendo a simplicidade e a leveza do texto leve e cotidiano desse autor.

 

A série é uma interpretação visual da obra do poeta Paulo Leminski, trabalho que eu conheço e amo desde que ele escrevia na "Agenda da Tribo", ícone do mundo adolescente nos anos 90. A coleção é composta por cinco peças de porcelana pintadas à mão.

 

Paulo Leminski foi um dos mais expressivos poetas de sua geração e teve a sua obra reeditada em 2013, sob o título "Toda Poesia". A edição contou com a inclusão de comentários críticos - vale sublinhar a apresentação da poeta Alice Ruiz e o trabalho primoroso de José Miguel Wisnik - e depoimentos sobre Leminski e sua obra. A partir de então, os seus versos viraram febre e alcançaram um público ainda mais amplo.

 

Para criar os pratos, é feita uma base dourada e amarela antes de aplicar o decalque do desenho. Essa base é levada ao forno para a primeira queima, um processo totalmente manual que confere exclusividade a cada peça. Em seguida, são aplicados o decalque e as letras, escolhidas após um estudo tipográfico, e, por fim, o prato é levado ao forno mais uma vez.

bottom of page