top of page

Casa de Cultura receberá exposição de Denise Homsi

Serão 55 trabalhos em aquarela e monotipias expostos entre 7 e 21/08 com entrada gratuita


A Casa de Cultura Dinorath do Valle recebe entre os dias 7 e 21/8 a exposição da artista visual Denise Homsi intitulada “Eternidade aqui e agora”. A mostra individual, que tem curadoria do promissor Allan Yzumizawa, traz 55 trabalhos da artista e convida o espectador a refletir sobre a temporalidade no mundo contemporâneo a partir de imagens produzidas em aquarela e monotipias, inspiradas nas atividades das lavadeiras, por meio da perspectiva do ritual como prática desses fazeres. A entrada é gratuita.

“Tradicionalmente, as lavadeiras executam cantos na beira do rio enquanto lavam a roupa. É possível observar na sutileza das harmonias, na simplicidade das melodias e na riqueza dos ritmos, um lenitivo para sua vida árdua e dura. A canção, solitária ou coletiva, vai transformando o amargo em doçura. Entretanto, é imprescindível pontuar a cultura das lavadeiras como uma potencialidade artística e política, de modo que o rito constitui uma organização coletiva entre mulheres das quais se fortalecem, diante de uma condição de vida extremamente difícil”, explica a artista rio-pretense que preparou uma série de retratos em monotipia, aquarela, grafite e nanquim sobre papel.


“Essa espécie de ritual, possui uma tradição de ensinamento das técnicas de lavar, bem como as canções, em sua maioria são transmitidas de mães para filhas. A exposição Eternidade aqui e agora” coloca em pauta, a valorização e a importância em resgatar tais valores do ritual”, completa Homsi.



Para o crítico e curador de arte, Paulo Gallina, o trabalho plástico de Denise Homsi especula sobre a presença de ciclos e o esforço envolvido no cotidiano. “Isso acontece ao destacar atividades comuns como rituais diários, ao ressignificar o trabalho como produtor de valor humano, em oposição a certo entendimento desta atividade humana como elemento produtor de valor financeiro. É na repetição das atividades diárias que Denise medita sobre as várias ferramentas de sociabilidade humanas se ampliam fundando sujeitos”, explica.


Segundo Nancy Betts, professora e curadora, a produção de Denise Homsi que será apresentada nesta exposição, tem a ver com mutações no tempo. “A série das lavadeiras evoca pequenas narrativas – reencenações de um ritual. No ritual há uma repetição de gestos, ações e objetos que preservam uma tradição. O olhar de Denise sobre o tema provoca um encantamento e uma nostalgia. Uma admiração por um fazer que também é um ritual: vagaroso, intimo, solitário. Nostalgia porque suas personagens são quase seres fantasmas que habitam lugares indeterminados. A monotipia, a aquarela e a aguada são meios que propiciam a imprecisão, a mancha e o acaso. Há uma economia de traços que são traduzidos em silêncio”, ressalta.


Para o curador Allan Yzumizawa, a exposição “Eternidade aqui e agora” instiga “a repensar nossa relação com o tempo, o trabalho e as práticas culturais, buscando uma maior valorização da diversidade de expressões artísticas, reconhecendo a força e a importância das mulheres na construção de uma sociedade mais igualitária”.


Homsi é comunicadora social e designer e pesquisa poéticas visuais e o feminino e seus rituais. A artista frequentou o curso “Desenho e Ateliê Livre”, da artista Cris de Freitas, em Rio Preto. Em 2017 fez o curso “Ilustração Digital”, na Central Saint Martins, em Londres e em 2019 iniciou estudos nos ateliês dos artistas Paulo Latorre e Marcia Porto (com quem participou de exposições virtuais). Além disso, participou de residência artística em “Gravura em Metal”, no Espaço Ateliê de São Paulo e cursou História da Arte, com Rodrigo Naves e “Estudos Cromáticos de Johannes Itten”, com Monica Tinoco.


Serviço:

Exposição “Eternidade aqui e agora”, de Denise Homsi

Data: 07 a 21/8/23

Local: Casa de Cultura “Dinorath do Valle”- Rua Roberto Símonsen, 120, Chácara Municipal

Telefone: 3226-3366

Visitação: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 22h/Sábado e Domingos, das 8h às 18h


Texto: Josy de Sá/Secretaria de Comunicação







3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page