top of page

Exposição gratuita é promovida na Casa de Cultura de Rio Preto

'Eternidade aqui e agora' conta com mais de 50 trabalhos da artista visual Denise Homsi.

A Casa da Cultura em São José do Rio Preto (SP) receberá a exposição “Eternidade aqui e agora”, da artista visual Denise Homsi, a partir de 7 de agosto.


A entrada é gratuita e conta com mais de 50 trabalhos da artista, que convida o espectador a refletir sobre o tempo no mundo contemporâneo a partir de imagens produzidas em aquarela e monotipias, inspiradas nas atividades das lavadeiras, por meio da perspectiva do ritual.


A exposição “Eternidade aqui e agora” fica aberta para visitação até 21 de agosto, na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, que fica na rua Roberto Símonsen, número 120 , Chácara Municipal.“Tradicionalmente, as lavadeiras executam cantos na beira do rio enquanto lavam a roupa. É possível observar na sutileza das harmonias, na simplicidade das melodias e na riqueza dos ritmos, um lenitivo para sua vida árdua e dura. A canção, solitária ou coletiva, vai transformando o amargo em doçura. Entretanto, é imprescindível pontuar a cultura das lavadeiras como uma potencialidade artística e política, de modo que o rito constitui uma organização coletiva entre mulheres das quais se fortalecem, diante de uma condição de vida extremamente difícil”, explica a artista rio-pretense que preparou uma série de retratos em monotipia, aquarela, grafite e nanquim sobre papel.


“Essa espécie de ritual, possui uma tradição de ensinamento das técnicas de lavar, bem como as canções, em sua maioria são transmitidas de mães para filhas. A exposição Eternidade aqui e agora” coloca em pauta, a valorização e a importância em resgatar tais valores do ritual”, completa Homsi.



Por g1 Rio Preto e Araçatuba

30/07/2023

Serviço:

Exposição “Eternidade aqui e agora”, de Denise Homsi

Data: 07 a 21/8/23

Local: Casa de Cultura “Dinorath do Valle”- Rua Roberto Símonsen, 120, Chácara Municipal

Telefone: 3226-3366

Visitação: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 22h/Sábado e Domingos, das 8h às 18h







8 visualizações0 comentário
bottom of page